| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Vieira Sport Clube - Entrevista com...
Desde: 14/06/2015      Publicadas: 1      Atualização: 14/06/2015

Capa |  Entevista com...


 Entevista com...

  14/06/2015
  0 comentário(s)


Entrevista com...

Venha conhecer Domingos da Silva, um dos fundadores do Vieira Sport Clube, o maior clube da A.F. Braga

Entrevista com...
Como não poderia deixar de ser, iniciamos este álbum com uma entrevista com um dos sócios-fundadores deste enorme clube. Domingos da Silva foi, juntamente com mais 9 amigos, um dos obreiros dessa façanha que iria alterar o curso da história futebolística do distrito de Braga. Hoje em dia o Vieira SC e o clube mais premiado a nível amador do distrito de Braga, mas isso não lhes passava pela cabeça na altura. Vamos então ficar com as palavras de Domingos da Silva.


Em primeiro lugar gostariamos de agradecer por ter aceite o nosso convite para nos falar acerca do Vieira Sport Clube. É também para nós uma honra poder falar com um dos fundadores deste grande clube e ouvir as suas histórias acerca do nascimento do clube bem como as melhores peripécias vividas.

Facebook VSC- Para começar gostariamos que nos contasse como surgiu a ideia de criar um clube de futebol em Vieira do Minho? E por quêm?


R: A ideia surgiu quando eu e o Álvaro Dantas vínhamos de um jogo. Jogávamos no Arcos de Valdevez na altura. E falávamos que era uma vergonha existir já um campo de futebol em Cabeceiras de Basto, na Povoa do Lanhoso e ate em Rossas, e em Vieira do Minho ainda não. Ai o Álvaro Dantas disse me para eu falar com o presidente da camara da altura, que se chamava Boa Ventura Fernandes, já que eu era amigo dele. E assim foi. Encontrei-o ali debaixo da Tílias, e disse lhe o que passava. Ele propôs então que arranjássemos 8 ou 10 pessoas, e depois ir a camara falar novamente com ele. Eramos já dois, eu e o Álvaro, vi logo mais dois a esquina: o Zeca do Albino e o Luís. Falamos também com o Eng. Macedo, o Lobo, que trabalhava na camara, mais o Vilela que já faleceu, o João Carvalho (antigo funcionário do hospital) que viria ser o secretário, o Vilaverde, o Almeida (já faleceu). Todos juntos dirigimo-nos a camara municipal, e o presidente disse-nos que passaríamos a ser os sócios-fundadores.


Facebook VSC- Depois do clube criado era preciso um terreno para disputar os jogos. Foi difícil encontrar um solução para se disputarem os jogos caseiros do Vieira SC?


R:Quanto ao campo, falamos logo nisso na reunião que houve na camara e eu comecei a negociar um monte com o Zé Sapata que era o dono do terreno aonde esta o actual campo. Pediu-me na altura 5 contos que eu ainda arranjava. Eu e o Vilaverde e que estávamos para fazer o campo. Só que entre ele andavam sempre a fugir, e a dizer que as irmãs também eram socias, e nunca mais se decidia. Entretanto falei com o Presidente da camara ele decidiu ir junto comigo falar com ele, e ai o valor já passou de 5 contos para 28.E ai a camara decidiu ela comprar o terreno e assim começou a nascer o campo. O registo civil de braga emprestou uma máquina, o Eng. Oliveira que estava nos Arcos de Valdevez emprestou outra e assim começaram as obras.


Facebook VSC - Quando resolveram criar o Vieira SC pensavam que meio século mais tarde esse mesmo clube seria um dos clubes com maior palmarés a nível amador da A.F. Braga? OU foi sempre algo que pretenderam alcansar?


R: Não, não. Nunca pesamos que iria ter este sucesso todo. Nos só queríamos jogar a bola! Só pensávamos nisso pois sabíamos que havia matéria em Vieira para fazer uma equipa. Eu , o Álvaro, o Gustinho louceiro, o falecido Abílio, jogávamos todos no Arcos de Valdevez e viemos todos para aqui, e ainda veio connosco o Baptista, que era de Braga.

Facebook VSC - Foi fundador, jogador e diretor do Vieira SC. Qual ou quais os melhores momentos que recorda durante a sua longa passagem pelo Vieira SC?


R: O melhor momento foi ter ganho a primeira taca A.F. Braga no campo da Ponte em Braga frente ao Limianos.

Facebook VSC - Que figuras destaca do Vieira SC nos primeiros anos de existência?


R:Como director e treinador, o Zeca do Albino. E como treinador também, o Prof. Jerónimo. Como jogador o Orlando Lopes, o falecido Abílio, mas existem vários que poderia referir.






Capa |  Entevista com...
Busca em

  
1 Notícias